sábado, 15 de março de 2014

Lua Cheia e uma boa observação


Na sexta dia 07/03/2014, resolvi esticar o telescópio. O céu prometia, mas a lua cheia desaminava um pouco. Estiquei no quintal da oficina, uma area pequena, que tem uma janela curta do céu, mas que sempre me rende algumas surpresas.

A idéia era olhar Júpiter e  depois a Lua. Afinal, na poluição luminosa de Curitiba somada com a Lua cheia nao proporcionaria nada mais. 

Comecei olhando Júpiter as 21hs, bonito e com suas 4 luas,  e algumas nuvens passando. Pensei que a brincadeira seria curta. 

A Lua cheia, dominando o cenáio, abaixo uma fotinha que fiz em uma observação anterior, mas dá o tom:


A imagem estava ruim, baixa dfefinição, e resolvi checar a colimação, e de fato estava descolimado, pego a Cheshirie e pronto, 10 minutinhos e equipamento alinhado. Agora Júpiter muito bonito, enchendo minha ocular de 5mm. Usei o filtro #80A Azul para definir melhor as faixas

Abaixo uma fotinho que tentei em outra ocasião, um frame único de Júpiter:


Sem muitas pretensões resolvi olhar a Nebulosa de Orion (M42), e testei com meu filtro Oxigem III, para ver o efeito mesmo com a poluição visual, A nebulosa se apresentou, com mais destaque. Gostei do resultado, mesmo apagando um pouco as estrelas.

Retirei o filtro, e afinando o foco vejo o quadrilátero, bem definido, avanço no aumento e vejo as 5 estrelas, fácil, sem esforço, nítido.

O céu melhorou muito comecei a perseguir alguns aglomerados, o primeiro Tau Canis Majoris Cluster (Caldwell C64). estava muito bonito, sua estrela vermelha é um grande destaque. 

Depois, ajeitei o tele para pegar a área sul, novo alinhamento, e me diverti com objetos das Constelações do  Cruzeiro do Sul e de Carina.

A lista abaixo:

Constelação do Cruzeiro do Sul
  • NGC 4755 / C94 Caixinha de Jóias - A minha favorita, 
  • NGC 3918 - Blue Planetary - Uma bela nebulosa planetária
  • NGC 4609/C98 - Um belo aglomerado perto do  Saco do Carvão.

Constelação de Carina
  • C102   - Plêiades do sul, os 5 diamantes azuis... sempre um objeto lindo para se olhar
  • C92 - NCG 3372 - Eta de Carinae - Testei  com filtro Oxigen III - Pouco contraste, esperado devido a lua cheia.
  • C96 - NGC2516 - Belo aglomerado com 5 estrelas de espectro vermelho bem brilhantes, aprendi observar a pouco tempo
  • NGC 2808 - Um bonito algomerado
  • NGC 3293 
  • NGC 3114 - Este enche a ocular, é um aglomerado aberto, tem mais de 30 estrelas, um formato bem agradável de se observar.

Encerrei a brincadeira as 01:00hs da madrugada de sábado, com gosto de quero mais, queria ter visto marte e saturno, mas a casa bloqueia o céu para o Leste, entao ficaram para a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário