segunda-feira, 3 de março de 2014

Controlando o Telescópio pelo Tablet

Eu comprei um módulo Bluetooth para o meu telescópio, para usar sem o Synscan.

Eu ja conseguia controlar o telescópio usando o módulo bluettoth com um notebook, rodando o stellarium. e o driver do Armazem para o stellarium.  Mas o notebook é um trambolho, sempre quiz algo mais portátil

O Armazem do Telescópio criou um driver para android, e junto com o Software do Sky Safari Plus posso agora controlar o GOTO do meu telescópio pelo tablet.

Fiz um vídeo simples, mostrando a brincadeira, meu primeiro Vlog... risos




O módulo bluetooth funciona em qualquer montagem da Skywatcher, veja abaixo o que precisei para utilizar o módulo



11 comentários:

  1. Muito bom esse módulo. Utilizo com uma montagem HEQ5 e um notebook. Acho que com um tablet fica muito melhor. O driver você conseguiu no site do Armazém? Um dos links acima não está funcionando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo

      Sim, precisa do aplicativo "app virtuoso" instalado no android, ele faz a interface entre o skysafari e o modulo bluetooth. Só seguir as instruções da pagina do aplicativo , é simples e rápido de configurar.

      Já arrumei o link, obrigado.

      Abaixo o link:
      https://play.google.com/store/apps/details?id=com.armazemdotelescopio.virtuosoapp

      Excluir
  2. Olá bom dia, muito legal, gostaria de saber se o modulo bluetooth para AZ EQ6 GoTo funciona com o SkySafari Pro, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo

    Funciona, o driver para android é para todas as montagem da Skywatcher.

    ResponderExcluir
  4. Comprei o Módulo Bluetooth e o APP Virtuoso, o APP funcionou no meu smartphone Moto X, porém não funciona no Galaxy Tab 2 (GT-P3110). Faço o pareamento, mas quando entro no APP e clico para conectar ele solicita novamente o PIN do módulo, digito, mas sempre da mensagem "Erro de E/S: o dispositivo Bluetooth não aceita conexão ou está desligado.".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilberto

      isso é curioso, pelo que sei estando pareado nao teria problemas. Ou tem algo na versão do android do Galaxy Tab 2. Já tentou ver com o suporte do Armazem do Telescópio? Talvez eles tenham alguma dica. Abraços

      Excluir
  5. Olá Marcelo.
    Vi o seu vídeo utilizando o módulo sem fio do Armazém do Telescópio com Skysafari 4 Pro e o App Virtuoso 3m seu Tablet.
    Acabei de adquirir um Skywatcher 114mm Virtuoso e consegui utilizar com o App Virtuoso e consigo conectar com o Skysafari 4 Pro, mas os controles direcionais e o Goto não funcionam.
    Sabe o que pode ser?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. cara muito bom, mais infelizmente não tem mais no Armazem

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcelo!
    Você sabe me dizer se eu consigo usar o Skysafari pra controlar o telescópio skywatcher virtuoso sem o APP virtuoso? Pois meu telefone e plataforma iOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Welton

      Não, precisa do aplicativo virtuoso. Uma solução que um colega meu fez, foi montar um Raspberry PI e nele instalar a versao virtuoso para PC, e com isso acesar do skysafari pelo Wifi no computador.

      Excluir
  8. onde eu encontro atualmente esse modulo para comprar?, por que ja rodei toda a internet e não achei nada

    ResponderExcluir