terça-feira, 4 de março de 2014

Adaptador Serial Bluetooth e Astromist - Realizando um sonho antigo

No post anterior, eu mostrei a configuração de um Controlador Bluetooth desenvolvido pelo Armazém do Telescópio, controlando a montagem Skywatcher. Nesta solução , que dispensa o Synscan, todo o controle é feito no computador ou no Android pelo App Virtuoso.

Eu gostei desta solução, mas eu tinha um sonho antigo, de controlar o telescópio por um PDA com o Astromist.

Sonho iniciado desde que conheci o software Astromist para Palm Devices, que na minha opinião é um excelente software para Astronomia. Uso ele até hoje.

Este astromist tem o recurso de controlar as montagens,expandindo muito os recursos que tenho no meu controle Synscan da Skywatcher.


A "traquitana" montada fica como na imagem abaixo, ao lado do synscan o Adaptador Bluetooth, os cabos e la embaixo o palm ligado, e a caixinha do meu PowerTank Caseiro.




Basicamente precisei deste intens para configurar.
  • Um Telescópio com goto, eu uso um Skywatcher com Synscan 
  • Um adptador Bluetooth Serial RS232
  • Um cabo null modem DB9
  • Um Palm/Ipaq com Astromist ou Android com o Sky Safari Plus.
Primeiro passo é um adaptador Bluetooth serial RS232, eu ganhei um do amigo Fabio Gugel (Valeu Fabio!!!!), para meus testes:


Este módulo necessita de uma alimentação de 5v externa, pelo conector mini USB, eu resolvi com um carregador antigo de celular, e com no powertank com o conector USB que tem nele. Para proteger a plaquinha, acondicionei numa caixinha de balas Tic Tac.


Próximo passo, é ter um cabo null modem, ou seja, ela inverte os pinos RX e TX da comunicação serial. Eu aproveitei o cabo serial que veio junto com o  presente do Fábio, e modifiquei o mesmo para um cabo null modem:


É simples, basta seguir a regrinha:

DB9 Macho  <--> DB9 Fêmea
Pin 5 <--> Pin5
Pino 3 <--> Pino 2
Pino 2 <--> Pino 3

Mais detalhes e uma boa explicação de como fazer um cabo null modem está neste link/site.

O cabo Finalizado e o adpatar pronto ficaram assim:


Próximo passo, ligar a montagem do telescópio com o Synscan, fazer as etapas inicias do Pad (coordenadas, date e hora, etc).



Conectar o cabo na porta multiuso do pad ( aquele cabinho branco)


Agora, conecte o cabo null modem na ponta DB9 do cabo synscan. E lige o adpatador Bluetooth

Proximo passo, pegue um Palm (ou outro device) e faça a conexão Bluetooth com o adaptador Serial.

Abra o Astromist e configure para a sua montagem , no caso de Skywatcher synscan use  Scope drive: NextStar GPS, GP, CG., Em Scope Port : Bluetooth.




Se for um device Windows Mobile com astromist, selecione a COM da interface pareada com o Bluetooth. Se for Android, escolha o Skywatcher Synscan no Sky Safari Plus.

Agora basta alinhar, e escolher um objeto no Astromist e pedir para fazer o GOTO, e magicamente a montagem seguira o que foi pedido.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário