quinta-feira, 16 de maio de 2013

Uma observação no Morros dos perdidos


No sábado , 11/05/2013 fui fazer uma observação no Morro dos Perdidos, Município de Guaratuba/PR, bem no começo da Serra do Mar.

Fui convidado pelo Reginaldo que já tinha visitado o local, saímos de Curitiba lá pelas 15:30 junto com o Amigo Filó. O três + telescópio, blusas, bugigangas no carro.

No caminho, parada estratégica para comprar um Pinhão na beira da BR. Que se revelou na semana seguinte um delicioso petisco cozido.

Chegamos cedo, por volta das 16:30, e começamos a subir o morro.

Bom, a " ultima milha"  é para os fortes. apesar de ter asfalto, concreto e pedra a subida é bem ingrime  e curvas bem fechadinhas... Mas o Siena do Reginaldo subiu bravamente os 1450 metros de altitude do morro.

- No topo tem algumas antenas de comunicação, mas que não atrapalharam a observação.

Foto do Reginaldo


- O por do sol estava muito bonito, vermelho nas nuvens que estavam  abaixo de nós,  um belo tapete de  nuvens.

Foto do Reginaldo


- 18:00hs já tínhamos a Lua bem fininha e Júpiter... uma pintura junto com o por do sol.. Olha a finura da Lua nesta bela foto do Filó:

Foto Filo


Com as primeiras estrelas, alinhei a montagem e observamos das 18:30 até as 20:30 sem parar. O céu limpou caprichosamente sobre nós, ficando o manto de nuvens abaixo de nós.

Telescópio pronto para ação.


Observamos vários NGCs que o Reginaldo selecionou  pequenos objetos entre galaxias e aglomerados globulares. M42, m83, m4, m8, Mx, esqueci de anotar todos. Omega centauro, Centauros A, Caixinha de Joias, Sombrero, tripleto de leão... a lista foi longa.

Foto do Reginaldo - Cruzeiro do Sul


- Destaque para ver Escorpião inteiro no Leste e Orion inteiro no Oeste... E no norte vi a Grande panela (Ursa Maior) inteirinha.... Saturo, com uma barlow 2x e ocular de 6mm entregou facinho a divisão de cassini... um presente na observação.

Logo após  20:30hs paramos para o lanche e repor as energias. Acho que a caminhada na área para reconhecer o lugar me deixou muito cansado.

Depois continuei um passeio pelo céu, usando o Astromist para identificar os objetos em cada constelação e o Reginaldo e o Filó nas fotografias.

Neste momento enquanto eu alinhava o tele para Eta de Carine, vi uma luz intensa, que projetou  minha sombra e do Tele no chão  olhei para cima e bem no cruzeiro um belo meteoro desintegrando... Lindo, Luz azulada forte, sentido Norte sul, pena que só vi o finalzinho... Mas foi lindo!!!

Lá pelas 22:00hs descemos o Morro, cansados e felizes. Meia noite  em casa, felizes, mas sentido o sinal da idade nos mocinhos da cidade... risos....


Nenhum comentário:

Postar um comentário